Segunda-feira, 5 de Outubro de 2009
Video Vortex - responses to Youtube

Video Vortex é uma conferência internacional (este ano na sua 5ª edição) dedicada às questões emergentes do vídeo online e do seu potencial crescente. Trata-se de um projecto do centro de investigação holandês "Institute of Network cultures", pertencente à School of Interactive Media, em Amsterdão.

 

 

Na edição "Video Vortex - responses to Youtube" de 2008, Andreas Treske deixou algumas considerações sobre como fazer vídeo para os novos media, tendo em conta os pequenos ecrãs, na sua intervenção "Detailing and Pointing":

 

 

- Nos últimos anos temos assistido a uma transformação e modificação dos ecrãs à nossa volta. A palavra-chave para esta transformação é "convergência" - televisão, telefone e net. Pequenos equipamentos podem receber e enviar imagens em movimento, ao mesmo tempo que são utilizados como telefones e estão ligados à internet. 
 
- Estamos a deixar o esquema da oferta televisiva fixa e programada para assistir àquilo que queremos, quando queremos. Nos últimos tempos, a Internet tornou-se o maior canal de distribuição dos vídeos feitos por todos.
 
- Do ponto de vista artístico, surge a questão: como é que a difusão dos pequenos ecrãs influencia o modo como criamos e compomos as imagens? Como é que a reprodução de imagens é influenciada pelo seu contexto/situação de visualização, uma vez que já não é em salas de teatro ou sofás frente à televisão? O vídeo produzido para internet ou para pequenos equipamentos tem de ter em conta as condições do meio e as limitações dos equipamentos em reproduzir imagens em movimento, tanto a nível técnico como de acordo com as circunstâncias de visualização e ambiente. 
 
- A nível estético, devido ao tamanho do equipamento, os artistas são confrontados com a necessidade de dar ênfase a baixos níveis de detalhe e à utilização de grandes planos (closer shots), tendências que já são características da TV.
O pequeno ecrã amplifica o movimento e enfatiza os gestos. Estamos mais próximos do objecto, há maior sentimento de intimidade, também pela utilização dos planos próximos.
 
- Há uma grande diferença entre a estética do cinema, da televisão e do vídeo online de hoje. O artista encontra-se numa fase de transição, devido à mudança de ferramentas e aos vários tipos de difusão da imagem, e tem de se adaptar às técnicas de simplificação.
 
- Ao contrário do cinema, (two-eye view) em que os sentidos sao desligados para levar o telespectador para um espaço ilusório (como defende Kafka), o pequeno ecrã (one-eye) é apenas um ponto no campo de visão do telespectador, inserido num complexo e múltiplo ambiente, onde o artista compete com os sentidos, as circunstâncias e contexto. Assim, ele é obrigado a criar esse impacto imersivo num curto espaço de tempo, a apontar e a focar.
 
- Os videos de curta duração, próximos, em pequenos ecrãs, talvez resultem numa maior variedade de géneros e subgéneros, que já foram desenvolvidos anteriormente, em formas artísticas mais ou menos comparáveis. Os géneros estão já a misturar-se e não é fácil identificá-los, no vasto leque dos media. A "convergência" vai continuar a suavizar as fronteiras. Mas o artista deverá tentar sobressair da massa e dessas formas artísticas, através da sua reflexao e trabalho. A linguagem do vídeo vai-se distanciar mais da linguagem cinematográfica.
 
- A justaposição do potencial do user generated video online expande-se através da forma não-ficcional e nao-dramática, deixando para trás o reino dos antigos media. 

 




.Tema
Apoio à criação de vídeos institucionais para a web
.Descrição
Apoio à criação de UGC audiovisual a ser utilizado como meio de promoção dos membros institucionais da comunidade MOVINTER.
.Autora
Teresa Costa Oliveira | 45028
.Ano Lectivo
2009/2010
.Orientador
Prof. Rui Raposo
.Links
Blog Investigação MCMM
.posts recentes

. Vídeos promocionais das U...

. Apresentação

. Apresentação | Plano de I...

. Linguagem cinematográfica...

. Recut, Reframe, Recycle

. Persuasive Online Video

. 1º Semestre | 2º ano | MC...

. The Pro-Am Revolution - D...

. Desenho Metodológico

. |Act_Proj #6 | Cronograma...

.arquivos

. Agosto 2011

. Julho 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

.tags

. todas as tags

.participar

. participe neste blog

.subscrever feeds